sábado, 16 de junho de 2007

Treinador, Saber Estar, Saber Ser

Treinador, Saber Estar, Saber Ser, de Jorge Araújo, é o título do livro que (finalmente) terminei de ler. Finalmente pois iniciei a sua leitura no início da época e só agora terminei. Não que se trate de um livro que demore uma época desportiva a ler, nada disso... Não dou o meu tempo por perdido e não me desilude só o ter terminado agora...agora percebo o que não entendia às uns meses atrás...só hoje entendo o porque de...e o que li ontem...apetece reler.

Embora o título sugira que se trata de um livro, espécie livro de culinária onde estará descrita a receita os ingredientes certos e instrumentos para um Treinador aplicar, de forma a Saber Estar, Saber Ser (de forma correcta), o seu formato/objectivo não é de todo esse.

Antes de mais diga-se que o livro compila edições de algumas das opiniões emitidas no jornal A Bola acerca de temas diversos, comunicações apresentadas em colóquios e seminários, pareceres e textos de reflexão, ao fim e ao cabo um conjunto de intervenções relativas ao saber estar e saber ser de um treinador.

O objectivo da sua publicação é o de continuar alertar os treinadores para o facto incontroverso de que a sua acção e intervenções exigem algo mais que o simples domínio dos conhecimentos inerentes às técnicas, às tácticas, à preparação condicional e psicológica, etc.

Registo aqui os momentos do livro que mais reflexão me mereceram (e merecem) e com os quais construi um pouco do que considero o meu actual Saber Estar, Saber Ser enquanto Treinador. Decidi apresentar cada momento como uma Parte distinta e tomei a liberdade de lhe acrescentar um Titulo sugestivo como forma de contextualizar o momento.

Parte I
O Treinador Inspirado vs O Treinador Preparado (Transpirado)

“Eis por que, e ao contrário do que por vezes erradamente é transmitido para a opinião pública, mais do que a inspiração momentânea, impossível de manter perante um grau tão elevado de solicitações e responsabilidades, o treinador necessita da transpiração inerente ao esforço de autopreparação constante a que se tem de entregar!
Preparação anterior, antecipação do futuro, capacidade para, em devido tempo, reconhecer que dificilmente terá sucesso se não estudar e preparar previamente tudo aquilo que pretende vir a dizer e a fazer e, principalmente, não perceber que as soluções de hoje dependem das circunstâncias do momento e não vão seguramente poder vir a ser as mesmas no futuro próximo.”