quinta-feira, 21 de junho de 2007

A minha Meta é ser o Melhor

Michael Jordan é o autor de "I Can't Accept Not Trying (Harper San Francisco, San Francisco, CA, 1994)". Neste curto e excelente livro, Michael Jordan partilha connosco algumas das suas regras de vida.
Michael Jordan mostra-nos a sua filosofia as suas crenças, sobre a vida e sobre o desporto. Este texto é adaptado do livro citado, numa tradução livre e pessoal.

«A minha meta é ser o melhor, mas eu aproximo tudo usando metas a curto prazo, passo a passo. Quando estabeleço uma meta, fixo outra mais próxima que sei que vou alcançar se trabalhar com persistência. Cada sucesso conduz ao próximo. A todo o instante visualizo: Onde quero chegar, o que quero ser, em que tipo de pessoa me quero tornar.

Trabalho por metas curtas sempre com o fim em mente. Eu sei exactamente onde quero ir e foco os meus esforços em chegar lá. Ao alcançar essas metas mais curtas, ganho mais confiança. É tudo um processo mental para mim, apenas me concentro no próximo passo.
Não tenho receio de perguntar quando tenho dúvidas. Porque haveria de ter medo? A minha atitude é ajuda-me, dá-me alguma direcção.
Podes aplicar esta mesma aproximação de metas para qualquer coisa que queiras fazer. Por exemplo, supõe que a tua meta é seres médico. Esses passos estão como pedaços de um quebra-cabeças, onde todos juntos formam um quadro único. Quando estiver completo, obtiveste sucesso.

Não penses em fracasso. Nunca penso muito nas consequências de falhar. Quando pensamos nas consequências, pensamos sempre num resultado negativo. Eu estou sempre a pensar que vou ter êxito e não sobre o que acontecerá se falhar. Percebi que se queria alcançar qualquer coisa na vida, tinha que ser agressivo. Tive que chegar lá e mostrar isso. Não acredito que se possa alcançar qualquer coisa sendo passivo.
Sei que o medo é um obstáculo para algumas pessoas, mas para mim é uma ilusão, qualquer medo é uma ilusão. Tens que pensar no medo como uma oportunidade para fazer o melhor e ter um pouco mais de sucesso. Se tudo que fiz não me trouxe sucesso, então pelo menos não poderei olhar para traz e dizer que tive medo de tentar. O fracasso sempre me fez tentar mais e mais da próxima vez.
O meu conselho é: pensa positivo e acha motivação no fracasso. As maiores invenções do mundo só foram descobertas depois de centenas de fracassos anteriores. O medo às vezes vem da falta de atitude e concentração. Se sabes que estas a fazer as coisas certas, relaxa e executa.

Eu posso aceitar o fracasso. Todos falham em algo, mas eu não posso aceitar não ter tentado. Não importa se perdes, contanto que deste tudo do teu coração e trabalhas-te a 110%. Se deres o melhor no teu trabalho, os resultados virão. Não posso fazer as coisas mais ou menos, porque sei que dessa forma, só posso esperar resultados mais ou menos. Vejo o mundo como os meus jogos, não posso relaxar nos treinos porque quando precisar daquele empurrão a mais durante um jogo, ele tem que estar lá. Isso é o que muitas pessoas fazem e é por isso que elas falham. Ficam comedidas, reservando esforços, poupando-se a cada dia, estão à procura de razões em vez de respostas.

Supera obstáculos. É claro que há obstáculos e distracções. Se estás a tentar alcançar algo, haverá pedras na estrada. Os obstáculos não têm que te parar. Se colides com uma parede, não te rendas. Entende como escalá-la, passa por cima, ou dá a volta pelo lado.
Tens que ter ideias fortes, um plano teu. Empresários, como treinadores, têm que encontrar modos para utilizar talentos individuais nos melhores interesses da equipa. Na nossa sociedade é difícil ver o grupo, pois todos só querem ver as super-estrelas. Nós tendemos a ignorar ou a não respeitar todas as partes que tornam o todo possível – Equipa.

Talento ganha jogos mas uma equipa unida e inteligente ganha campeonatos. Tudo o que alcancei só foi possível da maneira como trabalhei com metas próximas, de olho num objectivo maior, sem perder a concentração e principalmente sem ultrapassar etapas. Não é possível ignorar os fundamentos, estes são os blocos básicos do edifício. Algumas pessoas não entendem isso, querem resultados rápidos, estão focados no amanhã. Quando entendes e dominas os fundamentos, na hora do jogo não precisas de te preocupar com eles. Isto permite-te trabalhar mais inteligentemente.
Parece fácil, mas não é. Tens que constantemente analisar e avaliar os teus fundamentos porque a única coisa que vai permitir avanços será a tua atenção a eles. Os fundamentos nunca mudarão. Há uma forma certa e uma forma errada para fazer as coisas. Trabalha nos fundamentos e o nível de tudo o que fizeres subirá.

Procura bons exemplos e executa. Eu sempre tentei executar através do exemplo. Nunca tentei motivar apenas falando, porque penso que palavras não significam tanto quanto a acção. Porque não? Se a pessoa que está lá em cima não trabalha duro, por que deve fazê-lo outro qualquer? Um líder tem que ganhar esse título. Não se é líder só por ser o melhor jogador da equipa, a pessoa mais inteligente da classe ou o mais popular. Tens que ganhar o respeito ao redor pelas tuas acções. Tens que ser consistente na tua apresentação, pode ser basquetebol, uma reunião de vendas, ou com a tua família. Eles têm que confiar que estarás lá, que o teu desempenho será consistente de jogo para jogo, particularmente quando as coisas ficam difíceis. Em última instância, treinadores, empresários ou jogadores podem dizer qualquer coisa mas se não sustentarem com desempenho e trabalho duro não significarão nada. Um líder não pode dar nenhuma desculpa. Tem que estar disposto a sacrificar certas metas individuais, se necessário, para o bem da equipa»




Queres saber mais sobre o melhor jogador de Basquetebol de todos os tempos, visita o site:

Vigorosa alcançou 2º lugar em Basquetebol

“A equipa feminina de basquetebol da Associação Cultural e Recreativa Vigorosa classificou-se este domingo no segundo lugar do torneio S. João, que decorreu no Pavilhão da EB 2/3 de S.Romão do Coronado. A equipa da Trofa alcançou uma vitória "histórica" por 68-43 sobre o Arcos Barrosas (Felgueiras) terminando o torneio com 3 vitórias e uma derrota o que equivale ocupando assim em segundo lugar, logo atrás do CPN Clube de Propaganda de Natação e à frente do Lousada, FC Porto e Arcos Barrosas.”


"A equipa técnica do Vigorosa é composto por Ademar, Isaque, Fernando, Hélder, Mário e Paulo, e as atletas são Isa, Cátia, Ana, Marisa, Joana, Diana, Tatiana, Olga, Rute, Susana, Beatriz."

(in o Jornal Noticias da Trofa publicado a 21/06/2007 e em www.onoticiasdatrofa.pt)