quinta-feira, 24 de julho de 2008

Road to Redemption

"Road to Redemption é um documentário, devidamente apoiado pela Nike, sobre a preparação da selecção olímpica dos Estados Unidos da América para o Torneio Olímpico que se aproxima. As expectativas são altas, como sempre, mas desta vez, e ao contrário do que aconteceu nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos, os americanos não partem como defensores da medalha de ouro depois do desaire de 2004 em Atenas.
É interessante reparar a atenção que os responsáveis, sobretudo Jerry Colangelo, dão à tal demonstração de arrogância que caracterizou as equipas norte-americanas nos últimos anos. O dirigente quer que essa imagem seja alterada, e que os norte-americanos não voltem a subestimar os seus adversários. No entanto, não é difícil encontrar no documentário exemplos dessa suposta superioridade que os norte-americanos continuam a evidenciar. E estranhamente, muitas dessas atitudes prepotentes surgem na figura do técnico principal, Mike Kryzewski.
Dividido em 5 partes, aqui fica o documentário que retrata a caminhada da equipa norte-americana e a importância que esta competição tem para a reafirmação do poder do basquetebol dos Estados Unidos da América em relação ao resto do Mundo! Eis, Road to Redemption." (in http://seis25.wordpress.com/2008/07/21/road-to-redemption/).

Redenção: acto ou efeito de redimir ou de remir ; resgate; salvação

Para quem orgulhosamente considera como sendo sua esta fantástica modalidade, reconhecer que o Basquetebol Mundial (principalmente o Europeu) apresenta um nivel equivalente ao seu querido Basket made in USA (NBA)...é um passo de gigante...e quem sabe um principio para se poder voltar a falar em Dream Team...

A ver:

http://www.youtube.com/watch?v=UeRj8IPLb00&feature=related - parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=ZfP7ftbcFLU&feature=related - parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=Vht0a97Xvrg&feature=related - parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=ifornXHgzac&feature=related - parte 4

http://www.youtube.com/watch?v=lBLyzS4t25A&feature=related - parte 5