segunda-feira, 9 de março de 2009

BASQUETEBOL NA A.C.R. VIGOROSA

Foi com grande satisfação que vi a secção desportiva publicada no Jornal da Trofa desta semana. Página e meia dedicadas ao basquetebol...um autêntico triplo do meio campo a meio segundo do fim...

"A modalidade de Basquetebol começou a ganhar raízes no concelho da Trofa muito pela acção desenvolvida pela Associação Cultural e Recreativa Vigorosa, que abraçou a modalidade e, hoje, tem já, nas suas fileiras, mais de 50 atletas federados. Fernando Jorge Ferreira de Carvalho Guimarães, nascido a 31 de Agosto de 1974, é um dos rostos visíveis deste sucesso, responsável técnico pela equipa mais madura, ou seja a formação de Sub-19 Feminina, que tem registado resultados muito positivos nas competições em que participa.


J.T. (JORNAL DA TROFA) - Como aconteceu a sua ligação ao Basquetebol Feminino do Vigorosa?
F.G. (FERNANDO GUIMARÃES) - Começou pela vontade de ajudar um grande amigo e ex-colega de equipa (Hélder Silva), a treinar aquela que então era a única equipa de Basquetebol existente no Clube e no Concelho. Foi também uma maneira de poder fazer parte de um sonho que nunca pude cumprir como atleta, que era poder fazer parte de uma equipa de basquetebol num clube da Trofa.

J.T. – Porquê os Sub 19 Femininos?
F.G. - Por um lado, depois da saída do anterior treinador, eu seria o sucessor natural, já que se tinha criado com as atletas um bom grupo de trabalho, bem como uma certa empatia pessoal e desportiva e, ao mesmo tempo, seria o continuar de um método e sistema de trabalho já introduzido.

J.T. – Como vê o desenvolvimento da modalidade dentro da colectividade?
F.G. - Vejo como um desenvolvimento sustentado, com uma noção de realidade, quer da dimensão do clube, quer mesmo da modalidade. Sentimos que dia após dia, o nosso trabalho é reconhecido com seriedade e com os olhos no futuro.

J.T. – As condições que encontrou como as classifica?
F.G. - Sinceramente as condições deixam um pouco a desejar. Apenas uma vez por semana treinamos num pavilhão (S. Romão) com um piso de qualidade, com tabelas oficiais, mas ao mesmo tempo esse treino implica uma deslocação para fora da Trofa. Não temos pavilhão próprio, não temos tabelas em condições, treinamos com bolas de borracha, temos muita boa vontade, muito espírito de sacrifício para tentar superar as parcas condições de que dispomos.

J.T. – Quais as principais dificuldades com que se debate no dia a dia da sua equipa?
F.G. - Essa pergunta poderia ser uma continuação da anterior, as principais dificuldades prendem-se com a falta de condições que temos, treinamos num campo com metade da dimensão oficial, tabelas de madeira. E apesar de tudo isso temos que encontrar maneira de motivar as atletas para regressarem treino após treino, jogo após jogo.

J.T. – Em que competição estão envolvidos?
F.G. - Neste momento estamos a competir na 2ª Fase do Campeonato Distrital 2ª Divisão Sub-19. Feminino
J.T. – Quais os grandes objectivos para a presente temporada?
F.G. - O principal objectivo para a presente temporada passa por continuar a evoluir, continuar a dignificar e a representar este clube e o Concelho da Trofa, já que são 4 anos em que somos o único clube do concelho que tem esta modalidade. Lutar jogo após jogo, com alegria e entusiasmo, e sentir que no fim somos melhores atletas, melhores atletas.

J.T. – Quais os adversários mais temíveis?
F.G. - Nesta segunda fase, e na minha opinião, o Coimbrões e o Penafiel serão as equipas mais fortes, são dois clubes que têm já uma tradição na modalidade, as suas equipas e modelos de jogo são bem estruturados, e podem rodar todas as 12 jogadoras sem que a equipa se ressinta disso. E depois temos o Futebol Clube do Porto e o Valongo que se encontram numa fase ascendente do seu jogo, e embora não sendo equipas de topo, podem surpreender qualquer adversário mais desatento ou demasiado confiante.

J.T. – O que se pode esperar, no futuro, desta formação?
F.G. - Num futuro próximo, penso que poderemos ter as nossas alegrias, este ano já tivemos os nossos altos e baixos, trabalhamos todos os dias em prol dos bons resultados, embora nem sempre isso seja fácil de alcançar, mas é com optimismo que encaramos o futuro. Ainda temos 12 jogos pela frente, recentemente juntaram-se mais 3 atletas à equipa, que nos trazem profundidade ao banco e mais poder na luta das tabelas, e acima temos uma equipa unida e coesa, que nunca virou a cara à luta, e com a qual podemos contar para qualquer batalha.

J.T. – Como vê a implantação do Basquetebol no concelho da Trofa?
F.G. - Com um sorriso. Fui praticante de basquetebol durante 15 anos e nunca o pude fazer na minha terra natal. Fui para Vila do Conde, Famalicão, Paços de Ferreira, para referir alguns, fiz milhares de quilómetros para poder jogar e treinar. E agora que já são quatro anos que a A.C.R. Vigorosa desenvolve o basquetebol no concelho, com o aumentar do numero de praticantes, de treinadores, tenho que ser optimista e esperar que isto a que assistimos, sejam os primeiros passos que uma grande caminhada. A realização das 12 horas de minibasquete no passado sábado em S. Romão, com cerca de 400 atletas é uma boa prova disso.

J.T. – Que apoios têm tido para melhorar o vosso trabalho?
F.G. - Poucos, temos o apoio de algumas empresas da Trofa, algum apoio do Município, mas estando a modalidade em crescendo e no seu início, todos as ajudas são bem-vindas, mas ao mesmo tempo todas as ajudas são poucas. O grande apoio que temos chama-se Paulo Queiroz, e tem sido imprescindível e insuperável na sua disponibilidade e entrega à modalidade. Mas com o crescer do número de atletas, e respectivos escalões de formação, estamos a chegar a um ponto em que a boa vontade por si só não resolve os problemas.

J.T. – Que mensagem gostaria de deixar a todos os sócios e simpatizantes do Vigorosa e aos amantes da modalidade, em geral?
F.G. - Uma mensagem de agradecimento àqueles que nos têm acompanhado e apoiado nesta caminhada, de promessa de trabalho e entrega, que temos feito o possível para dignificar o clube e a modalidade, e assim o continuaremos a fazer. E aproveito esta oportunidade dada pelo Jornal da Trofa que desde já agradeço, para dizer a quem tiver filhos, sobrinhos, colegas, amigos ou conhecidos que tenham interesse ou curiosidade pelo basquetebol, juntem-se a nós, venham fazer parte desta equipa."

Muito para além do enorme sucesso que foram as "12 HORAS de MINIBASQUETE - Convívio InterDistrital", é bom ver que o Basquetebol no Concelho está de pedra e cal e começa a ter o devido reconhecimento. Parabéns amigos pelo excelente trabalho.