segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Campeonato Distrital - Série C - 4.ª Jornada

Recebemos este domingo a equipa B do NCR Valongo para jogar a 4.ª Jornada do Campeonato Distrital. Vencemos por um resultado expressivo, 90-43, em grande parte devido à maior experiência de algumas das nossas atletas. Estivemos muito bem em termos ofensivos durante todo o jogo mas menos bem a defender. Não fomos constantes na forma de defender, alternando entre a pretendida agressividade positiva e a passividade, explicando assim o facto de termos sofrido 43 pontos. Sempre que conseguimos defender bem, atacamos mais e melhor, com mais eficácia demonstrada pelo resultado do 2.º Período. Devemos treinar com mais assiduidade e empenho de forma a realizarmos muitos 2.º Períodos como este. O Importante não é ganhar mas sim a forma como nos preparamos para ganhar e essa preparação começa no treino de 2.ª feira. Estão de parabéns a Beatriz e a Mafalda por terem conseguido marcar os seus primeiros cestos.

Jogaram/Marcaram - Juvemaia ACDC vs NCR Valongo "B"

5#Maria (6pts); 6#Marta (20pts); 7#Beatriz (7pts); 8#Pipa (5pts); 9#Mi; 10#Mariana (37pts); 11#Sónia (10pts); 12#Márcia (4pts); 15#Mafalda (2pts)

Vitória derrubado pelo Benfica

Foi com grande ansiedade para ver o VSC, equipa com que simpatizo mas especialmente para ver o "todo poderoso" Benfica que me desloquei a Guimarães este sábado. Valeu a pena pois foi uma boa partida de Basquetebol. Assim reza a história...

"O Vitória não foi feliz na recepção ao Benfica. Depois de um bom início de jogo, a formação da cidade-berço acabaria por perder a partida por 66-79. O Benfica mostrou-se mais rápido e conseguiu aproveitar alguns momentos de desconcentração da formação vitoriana. O treinador Fernando Sá perspectivou um jogo difícil em função da experiência da equipa da capital e foi essa mesma experiência que aniquilou a exibição do Vitória. O jogador do Benfica, Seth Deliboa, foi o MVP da partida.
O Vitória teve um brilhante início de jogo, conseguindo atingir uma vantagem de dez pontos perante um Benfica que parecia estar ainda a dormir. No primeiro parcial, os homens da Luz reagiam apenas através de lances livres. A supremacia vitoriana registou-se em todo o parcial e o Vitória terminava o primeiro período a vencer por 19-12.
No segundo tempo, o Benfica mostrou um pouco mais daquilo que podia fazer e, aos sete minutos, encurtou a distância para dois pontos, Logo de seguida, a equipa de Henrique Vieira conseguiu, pela primeira vez, empatar a partida. O segundo tempo havia mesmo de terminar empatado a 30 pontos.
O Benfica entrou para o terceiro parcial muito mais motivado e conseguiu ganhar vantagem com alguma facilidade. Depois de um início de partida algo lento e adormecido, o Benfica conseguia finalmente impor-se e atingiu uma vantagem de dez pontos sobre o Vitória. O público que assistia ao encontro parecia estar a recordar o primeiro parcial, embora o protagonismo pertencesse agora ao Benfica. Assim, a equipa encarnada aumentou a vantagem para quinze pontos de diferença, acabando o parcial com uma vantagem por 44-58.
No último período, o Vitória ainda reagiu mas não foi o suficiente para destronar um Benfica que estava claramente mais rápido que nos primeiros períodos. A equipa de Fernando Sá não estava a ser feliz no bloqueio directo à bola, cedendo largos espaços aos jogadores benfiquistas.

“Faltou alguma consistência à minha equipa”

No final da partida, Fernando Sá admitiu a superioridade da equipa adversária e apontou a experiência dos jogadores benfiquistas como o ponto fulcral no triunfo encarnado. “O Benfica é uma equipa muito forte, que sabe gerir bem o jogo depois de ganhar uma certa vantagem. tem jogadores muito experientes e penso que a diferença entre as duas equipas residiu na falta de experiência dos meus jogadores, uma vez que tenho sete jogadores novos na equipa. Vamos precisar de algum tempo para conseguirmos chegar ao nível que desejamos”, admitiu o treinador vitoriano.
Para Fernando Sá, a equipa apareceu algo ansiosa no terceiro parcial e o Benfica soube tirar partido de alguma desconcentração da equipa da cidade-berço. “Os meus jogadores desanimavam sempre que falhavam e o Benfica soube aproveitar-se das fragilidades emocionais dos meus jogadores”, afirmou, acrescentando ainda que “faltou alguma consistência, tal como aconteceu com o Barreirense, mas acredito que a minha equipa vai aparecer cada vez mais forte”." in http://vitoriasc.pt