domingo, 30 de março de 2008

FESTA DO BASQUETEBOL

Jogos Finais em Portimão Festa do Basquetebol Juvenil

"Ultimo dia de prova, para trás ficaram três dias de inúmeros jogos, muita emoção, algumas selecções não conseguiram alcançar os seus objectivos, no entanto o espectáculo saiu beneficiado e Portimão acabou por contar com uma enorme e bonita festa do basquetebol. Na Arena de Portimão a associação do Porto esteve presente em três finais, só não conseguindo mesmo alcançar a final em iniciados masculinos. Aveiro-Setubal, em iniciados masculinos, Porto – Coimbra, em cadetes femininos, Lisboa-Porto, em cadetes masculinos e Aveiro-Porto, em iniciados femininos foram as finais desta edição da festa do basquetebol.
No Lisboa-Porto o equilíbrio foi uma constante ao longo do jogo, as duas equipas encararam o jogo de forma semelhante, com marcações muito apertadas por parte de ambos os conjuntos, contudo Lisboa contou com uma ligeira vantagem na eficácia de lançamento livre o que acabou por se traduzir num resultado favorável ao fim da segunda parte por 35-30. Nos segundos tempos o rumo do jogo continuou, embora o porto por momentos lidera-se o marcador com uma vantagem de 4 pontos contudo a mesma não foi suficiente, Lisboa através do seu base carregou a equipa da capital para o triunfo final por 70-65. Em iniciados masculinos Aveiro e Setúbal proporcionaram um excelente espectáculo ao público presente, digno de uma final. As duas equipas emprenharam-se ao máximo para conseguir a vitória final. Aveiro entrou bastante bem na partida, muito concentrados e com agressividade, pressionaram alto os jogadores do Setúbal que tiveram enormes dificuldades nas acções ofensivas da equipa. Contudo Setúbal pouco a pouco graças ao seu número 5 foi equilibrando a partida e os triplos começaram a surgir acabando mesmo por alcançar uma vantagem no marcador de 36-38 ao final do segundo tempo. Aveiro nos últimos períodos apertou a equipa do Sado cortando todas as linhas de passe, conseguindo assim alcançar uma vantagem que permitisse gerir os minutos finais da partida. Fica a ideia que a associação de Setúbal poderia ter feito mais qualquer coisa no jogo. A vitória final acabou por sorrir á equipa de Aveiro conseguindo assim o titulo de campeão na sua categoria. Na outra final em que o Porto esteve presente (cadetes femininos), a surpreendente Coimbra depois de ter eliminado a favorita Lisboa, entrou no jogo de forma apática e algo desconcentrada, as marcações não foram as melhores e na hora do lançamento revelaram o estar precipitadas desperdiçando muitos pontos, contudo o resultado ao final dos primeiros dois períodos era de 21-19. Nos últimos períodos da partida a equipa do Norte entrou ainda mais forte e a vantagem consolidou-se, fazendo com que a equipa Coimbra ao longo da partida nunca mais se encontrasse, levando o favorito Porto á vitória final desta edição da festa do Basquetebol. Por fim nos iniciados femininos foi a final mais desiquilibrada. A equipa de Aveiro entrou logo no 1º período com uma boa vantagem que deu para nos restantes períodos jogasse mais calma e segura. A equipa do Porto sendo mais fraca fisicamente sempre lutou o que abrilhatou ainda mais esta Final. O resultado final foi de 92 - 49." In www.fpb.pt

A Classificação Final dos diversos escalões, ficou assim ordenada:


SUB-14 MASCULINO 1º Associação de Basquetebol de Aveiro 2º Associação de Basquetebol do Setúbal 3º Associação de Basquetebol do Porto



SUB-14 FEMININO 1º Associação de Basquetebol de Aveiro 2º Associação de Basquetebol do Porto 3º Associação de Basquetebol dos Açores



SUB-16 MASCULINO 1º Associação de Basquetebol de Lisboa 2º Associação de Basquetebol do Porto 3º Associação de Basquetebol de Setúbal



SUB-16 FEMININO 1º Associação de Basquetebol do Porto 2º Associação de Basquetebol de Coimbra 3º Associação de Basquetebol de Lisboa


FESTA DO BASQUETEBOL

Festa do Basquetebol entra nas fases finais e Selecção do Porto domina competição.
Aproximam-se os momentos decisivos dos Campeonatos Nacionais Interselecções de Cadetes e Iniciados, femininos e masculinos, a decorrer em Portimão, desde quinta-feira, dia 26, até hoje.
As finais da prova vão decorrer na Arena de Portimão. Nos Sub16 masculinos, Porto e Lisboa são os finalistas. No feminino, Coimbra e Porto lutam pelo primeiro lugar.







Já nos Sub14, Aveiro vai discutir o primeiro lugar do pódio com a selecção de Setúbal, no masculino, e com o Porto na competição feminina.

FESTA DO BASQUETEBOL

"Tem início hoje, às 21h, na Arena de Portimão um clinic de treinadores promovido pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB). Na formação vai estar presente o seleccionador nacional de basquetebol sénior, Moncho Lopez. O treinador espanhol vai falar sobre a sua experiência na preparação de jovens em Espanha. O seleccionador português de Sub20, Orlando Simões, e o responsável pelo centro de treino do Calvão, Ricardo Vasconcelos, completam o conjunto de oradores.
O clinic é dirigido a todos os treinadores regionais, presentes na Festa do Basquetebol, e a todos aqueles que também queiram marcar presença. O objectivo da iniciativa vai passar também por discutir e coordenar o trabalho que tem sido feito ao nível das selecções jovens." In http://www.fpb.pt/

FESTA DO BASQUETEBOL

Clássico a abrir Cadetes Femininos - Porto vence primeira final antecipada da prova

Num sempre escaldante Lisboa – Porto, o equilíbrio foi constante ao longo da partida. No jogo disputado no Pavilhão Manuel Teixeira Gomes, pelas 09:00, as jogadoras de ambos os conjuntos mostraram grande empenho, do que resultou um encontro bastante competitivo. O Fair Play foi uma constante ao longo do jogo, com as jogadoras a respeitarem as decisões dos árbitros, sem qualquer tipo de contestação. As bancadas contaram com forte apoio do público de ambas as equipas, com predominância para os familiares das jovens jogadoras.
No primeiro período do encontro, a equipa de Lisboa conquistou uma ligeira vantagem que consegiu segurar até final do 3º período; no entanto, o conjunto nortenho esteve melhor nos últimos minutos, acertando as marcações e as linhas de passe e acabou por conseguir vencer o jogo, por 39-35.

FESTA DO BASQUETEBOL

"A Festa do Basquetebol arrancou, hoje, a todo o vapor da estação de Porto – Campanhã com destino a Portimão. Esta iniciativa decorre até ao próximo domingo, dia 30. Cerca de 1300 pessoas vão fazer de Portimão a cidade do basquetebol por estes dias.
As comitivas viajaram para o Algarve em dois comboios especiais fretados para o efeito, resultado de uma parceria entre a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e a CP. Na cidade invicta o comboio iniciou a viagem com as selecções das Associações de Basquetebol de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança. Em Aveiro entrou a selecção local assim como em Coimbra. Na cidade dos estudantes outro comboio iniciou a sua marcha com as selecções de Viseu, Guarda, Castelo Branco e pelo caminho Santarém, Lisboa, Alentejo, Setúbal, Madeira e Açores juntaram-se à festa. O convívio e a confraternização entre os atletas das várias comitivas eram o principal objectivo desta iniciativa. A longa viagem foi animada e entre reencontros e novas amizades os jovens basquetebolistas não deram pelo passar das horas. O cadete masculino da Associação de Basquetebol de Braga, Brice Sousa, rumou a Portimão com grandes expectativas. Sobre a viagem confessou: “Já fiz muitas amizades, a viagem está a ser espectacular”. Já a atleta da Associação de Basquetebol do Porto, Daniela Domingues, louvava a iniciativa proporcionada pela FPB e a CP. “Juntar as selecções no comboio e leva-las todas para Portimão é maravilhoso”, afirmou. Chegados a Portimão um ruidoso apito rasgou o silêncio da noite algarvia. O comboio despedia-se, assim, com um “Até Domingo!” de todos os viajantes. A locomotiva que transportou toda a comitiva para o Algarve foi brindada, em jeito de resposta à despedida, com uma efusiva manifestação de alegria por parte dos jovens atletas." In http://www.fpb.pt/

1.º Video Festas do Basquetebol Juvenil 2008 em: http://www.youtube.com/watch?v=8Cny231sxkQ

FESTA DO BASQUETEBOL

Prémio Fair Play Festa do Basquetebol Juvenil

Porque "o basquetebol juvenil tem que ir em busca de valores éticos e formativos" e pretendendo-se que a Festa do basquetebol Juvenil seja "uma actividade geradora de alegria, convívio, criação e reforço de amizades, de competição e superação" e, também, um "instrumento de promoção de valores, como sejam o respeito pelas regras, pelas decisões e pelos outros", foi instituído para esta edição 2008 da Festa do Basquetebol juvenil o Prémio Fair Play que irá premiar a Selecção participante que mais se destaque, ao nível das atitudes e comportamentos correctos, quer dentro, quer fora de campo.

Destinatários: Todas as selecções presentes nas festas, envolvendo a totalidade dos elementos que constituem cada uma das selecções distritais.
Prémios: Na Cerimonia de Encerramento, será entregue um prémio fair-play à Associação mais votada em cada escalão/sexo.
Votação: A votação será feita através de uma ficha própria, cada selecção, os árbitros e os directores de campo, serão os votantes. Em caso de igualdade de votos, a comissão organizadora desempatará.

FESTA DO BASQUETEBOL

A Antena 3 é a Rádio Oficial da Festa do Basquetebol Juvenil 2008. A aprtir de amanhã, a Festa estará em destaque, logo pela manhã, no programa de José Marinho, Nuno Markl e Cláudia Semedo, entre as 9 e as 10 horas, nas "Manhãs da 3". Depois poderás ouvir muito mais e participar nos passatempos que a Antena 3 irá realizar ao longo dos dias em que o evento decorree ganhar alguns prémios.
Já sabes, a partir de hoje está atento à emissão da Antena 3 www.rtp.pt/antena3/

FESTA DO BASQUETEBOL

"Depois do enorme sucesso do evento em 2007, a família do basquetebol volta a unir-se para voltar a Portimão, entre os dias 26 e 30 de Março e garantir a melhor organização destes Campeonatos de Portugal de Basquetebol de iniciados e cadetes, masculinos e femininos. A experiência do ano anterior será fundamental para que as melhores expectativas se materializem num grande momento do basquetebol e do desporto nacional.
864 atletas rapazes e raparigas futuras esperanças do basquetebol nacional, vão ter oportunidade de competir, fazer amigos e desfrutar da possibilidade de rever ou conhecer uma parte do país encantadora, visto que Portimão e arredores oferecem óptimas sugestões de visita. Para muitos destes jovens o regresso a Portimão é um projecto que faz parte do seu desenvolvimento e crescimento desportivo, com a participação efectiva na Selecção do seu Distrito. Cerca de 1300 pessoas formam a família do basquetebol juvenil presente, entre atletas, treinadores, árbitros, dirigentes e outros responsáveis na organização que constituem o núcleo central desta festa. Para além desta moldura humana, prevê-se a deslocação a Portimão para acompanhar estes Campeonatos de familiares, amigos, adeptos e acompanhantes das 18 regiões do país participantes neste evento. Tudo se conjuga para que a 2ª Festa do Basquetebol Juvenil obtenha ainda maior impacto e maior visibilidade e notoriedade no panorama das actividades desportivas vocacionadas para a juventude portuguesa. " In http://www.fpb.pt/