segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Quem não sabe é como quem não vê...

CONSIDERAÇÕES PESSOAIS À NOTICIA PUBLICADA NO BLOG CPN CPN – MIÚDAS 1996/97 EM 02/11/2008 (http://cpnmiudas96-97.blogspot.com/)

É sempre com agrado que visito blogs de outros clubes ou colados aos clubes (como neste caso concreto) e que leio com atenção o que se vai escrevendo. Foi assim com curiosidade que visitei o blog “CPN CPN – Miúdas de 1996/97” na expectativa de ler as opiniões relativas ao jogo que opôs o CPN “B” à minha equipa o JUVEMAIA. Após leitura atenta da noticia, crónica, desabafo pessoal ou lá o que lhe queiram chamar verifiquei com tristeza a existência de algum mal estar ou “azia” (palavra muito na moda) por parte do autor relativamente ao que se passou ontem no Gimnosdesportivo de Ermensinde.
Gostaria assim neste meu espaço de esclarecer quem me visita relativamente a alguns dos pontos relatados na noticia em causa.

Arbitragem CPN “B” vs Juvemaia 02/11/2008: A minha equipa apresentou-se na condição de visitante e devidamente informada da ausência de arbitragem oficial pelo que e como equipa organizada tentou arranjar uma pessoa isenta e com experiência para arbitrar. Claro que não lhe competia ter toda esta atenção e deveria ser a equipa da casa em especial a faze-lo. Foi com espanto que vendo tanta gente assistir ao jogo, com tanto fair-play e tão bem informada sobre as regras de conduta como pareceu pelos comentários, seria de esperar que este jogo tivesse 3 árbitros e não 1. Talvez para a próxima tenhamos essa sorte e nos brindem com o voluntarismo desses mestres de bancada. Ou quem sabe o autor possa ajudar e dar umas sopradelas no apito para a próxima. Estaremos depois para comparar e analisar a sua performance.

Bancada CPN “B” vs Bancada Juvemaia 02/11/2008: A “tribo”, expressão usada pelo autor do blog a que se refere teve na minha opinião um comportamento normal e consequente com as atitudes da “tribo” ao lado. A “tribo” visitada fez notar todo o seu nível (já habitual) provocando sempre que lhe deu jeito a bancada da minha equipa. Claro que essa provocação deu-lhe jeito na 1.ª parte pelo facto de estarem a vencer por larga margem. E claro já não deu tanto jeito, mas continuaram, na 2.ª parte, não por estarem a vencer mas pelo contrário por estarem a perder vantagem. Bom com o resultado a não agradar o tal “ulular” a que o autor se refere já era por demais audível e dirigido sem grande orientação: Bancada visitante, árbitro, treinador adversário...Decidam-se.

Jogo jogado CPN “B” vs Juvemaia 02/11/2008: Gostaria de felicitar as meninas do CPN e do Juvemaia, fizeram um grande jogo. Tantos pontos marcados...concerteza não tiveram tempo para observar as “tribos” nem o comportamento isento do árbitro (que o CPN se esqueceu de arranjar). Parabéns.
Jogar a feijões???. Andamos a treinar durante a semana para jogar a feijões???. Nem sei porque é que há Campeonato de Iniciadas...para que??? para jogar a feijões???. Se consegui ler bem, junto com a noticia em causa posso ler, CPN “A” 92, CLIP 8. Bem se calhar esse jogo foi a feijões!... Meu caro a minha equipa não joga a feijões, devem te-lo informado mal. Vencemos com justiça. Estamos preparados e saberemos perder sempre que o adversário o justifique. “ Ganhar não é tudo, mas fazer tudo para ganhar é...”.
Claro que todos temos opinião e à medida que vamos tendo contacto com a modalidade vamos tendo opiniões mais e mais formadas ou como acontece muitas vezes deformadas. É sempre com boa disposição que leio opiniões dos chamados Treinadores de Bancada, essa raça em grande expansão.

Enfim...quem não sabe é como que não vê...

Claro que esta é também só e apenas minha opinião...

3 comentários:

Isaura disse...

Não nos deixemos enredar por respostas/comentários...

Quanto à arbitragem, é verdade que é muito difícil arbitrar jogos e muito mais de crianças em que o contacto físico é regra e não excepção e em que a técnica não está consolidada. Por isso é que quem aceita arbitrar deve estar muito preparado. Caso contrário, seria melhor recusar.

Ninguém gosta de perder... mas o mais importante é que as crianças possam usar este jogo bonito que é o básquete para evoluir como jogadoras e como pessoas. Que percebam que, às vezes, "estar por baixo" não significa nada e que, se nos aplicarmos, podemos sempre chegar mais longe. Nunca desistir é um bom lema...Nesta perspectiva, tal como felicitei as meninas do CPN no blogue respectivo por não terem nunca deixado de acreditar, também queria dar os parabéns à equipa do Juvemaia pela garra e desportivismo com que lutou.

Armando Almeida disse...

Visitei o seu blogue com agrado. Pareceu-me uma pessoa interessante, tal como me pareceu um treinador capaz, com visão de jogo (foi contrastante a imagem deixada!).
De facto a sua capacidade de interpretação dos factos é que deixou muito a desejar nos seus comentários ao blogue, que eu só respondo a convite. Mas eu explico a sua má intepretação. A equipa do CPN que jogou é o CPN-B, com muitas jogadoras muito voluntariosas que começaram a jogar em Setembro. A equipa do CPN-A, essa irá concerteza vencer o Grupo B e passar à Fase seguinte do Campeonato Distrital, enquanto o Juvemaia, treinado por si, não passará do meio da tabela da Série C - daí os feijões meu caro Sr treinador! Não era para desprestigiar a sua equipa, que tem uma excelente jogadora (10), uma muito boa jogadora (6) e uma equipa muito unida. Já agora, mais um aspecto que mostra a sua curta visão na interpretação de textos quando comparada com a sua visão de jogo - a minha principal crítica (que estou no direito de fazer e vou continuar a fazer as vezes que quiser e me apetecer, a si, ao Juvemaia, ao CPN, ao Benfica, ao Sporting e ao Porto) não era à Srª árbitra, que conheço já pela agressividade com que dirige as suas próprias atletas do Valongo, a qual acabou naturalmente por errar para os dois lados. Quanto aos treinadores de bancada, existem em todo o lado e VOCÊ também o é. Sente-se ofendido por ter sido comentado numa das suas áreas do conhecimento. Mas olhe que todos os dias ouço as pessoas comentar sobre o estado da minha área de profissão... estão no direito delas! Chama-se a isso Estado de Direito. Se por acaso viu o resto do blogue (duvido...) reparará que este foi o único comentário de jogo mais cáustico que fiz e as derrotas já foram muitas (as vitórias são mais!) e espero que seja o último nos próximos tempos (convido-o a confirmar isso). E reparará também que a boa disposição é de facto o que mais reina no blogue. Por isso, não o convido a voltar ao blogue se for para continuar este tu-cá-tu-lá que conseguiu manter-se à tona de água. Se no entanto a troca de comentários terminar por aqui, será Benvindo. Eu concerteza que virei cá espreitar o site principal (não o local dos comentários, já que aí a sua prosa destoa do resto e da imagem de treinador aparentemente controlado que vi no jogo).

Renato Castelo disse...

Sr. Helder, um pequeno comentário. é muito fácil dizer bem das arbitragens quando trazemos o arbitro "isento" de casa (Treinador de uma equipe adversária e que no ultimo jogo contra o CPN foi "passada a ferro" e ficou completamente passada, chegando ao cumulo de insultar as suas próprias atletas)e ganhamos o jogo. Mais uma coisa, vejo que estava bastante sossegado quanto ao desenrolar do encontro (deveria estar mesmo a espera de ganhar a partida, visto ter trazido o árbitro), pois pode ter atenção a tudo o que a "tribo" dizia nas bancadas. Fica-lhe mal, como treinador, este tipo de comentários. Quando estamos em campo, a nossa preocupação deve centrar-se no campo de jogo e não fora. Espero que a sua carreira de treinador chegue longe, mas não antevejo grande futuro, e para sua informação mais detalhada, ganhou com ajudas e dificulade a uma equipe de Minis (na sua grande maioria). Assim e em conclusão vejo uma equipe de Iniciadas (CPN) muito forte no próximo ano... e o SR. onde vê a sua???